Thursday, March 5, 2020

Dicas para ninguém botar defeito! Será

Dicas para ninguém botar defeito! Será Image courtesy of  Carla S. FloresUma das minhas táticas para manter o conhecimento do idioma sempre atualizado é ler notícias em Inglês, muitas delas sobre o Brasil. Esta semana, no meu passeio semanal para ver o que o mundo fala do nosso país, me deparei com um artigo do The Guardian. A idéia por trás da matéria do jornal britânico é dar 10 dicas para que os turistas consigam gastar pouco e conhecer o país, sem sacrificar a sua segurança.Entre as coisas que achei mais curiosas está a indicação das comunidades do Vidigal e Tavares Bastos como bons locais para ficar hospedado no Rio.  Há uns anos atrás seria impensável, mas atualmente um jornal internacional aponta esses locais como boas opções para turistas. É um grande avanço, sem dúvida.Além disso, na parte sobre como viajar dentro do Brasil,  o pessoal do The Guardian recomendou que os turistas viagem de ônibus para longas distâncias. Isso, claro, se não comprarem passagens antecipadamente, já que em c ima da hora viajar de avião dentro do Brasil é caríssimo, e se tiverem tempo para se deslocar assim.Apesar de o foco principal da matéria ser no Rio de Janeiro, até falaram de outras regiões do país. Na minha opinião, pecaram ao dizer que São Paulo é sem graça, a não ser pela arte. Se até eu acho isso feio e sou carioca, imagina quem é de lá!Mas, mudando de assunto, quando falaram da comida cometeram uma gafe ainda maior. Tudo bem, no Brasil a gente come muito arroz, feijão e mandioca, mas não estou vendo nenhum vegetariano feliz em comer o nosso típico feijão com arroz. Segundo eles, tendo em conta esses três ingredientes, os vegetarianos ficariam felizes. Pensem comigo no momento em que um vegetariano encontra a carne do feijão. Outra, para comer na rua recomendaram milho cozido e coração de galinha. Quando foi a última vez que vocês comeram coração de galinha na rua? É que eu nunca comi!Estes foram apenas alguns exemplos do que eu achei caricato, mas r ecomendo a leitura do artigo. Acredito que é nesse tipo de matéria que a gente vê como a questão cultural é importante, não só quando estamos aprendendo um idioma, mas quando vamos visitar outro país. Claro que, em alguns casos, as matérias generalizam e partem de pressupostos errados. Outras, no entanto, são feitas com o maior cuidado. Adorava saber qual é a opinião de vocês sobre o artigo do The Guardian.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.